Who is
Guga Stocco?

Guga Stocco respira inovação e tecnologia e acredita no poder transformador que o futuro pode proporcionar à vida de todas as pessoas. Mais que um bom investidor e gestor, podemos dizer que o Guga é um exímio cientista que transforma qualquer problema em solução.

Guga é membro atual dos conselhos de administração da Totvs, Grupo Soma e Banco Original e atuou nos conselhos consultivos de empresas como B3, Carrefour, Hapvida e Cielo. Stocco também é co-fundador da Squadra Ventures, um fundo de venture capital de alta tecnologia, e fundador do movimento Hack the Future, que tem como objetivo transformar a sociedade através do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) criando projetos e empresas que transformem a sociedade.

Guga, como um empreendedor nato, ajudou a criar e estruturar uma empresa do zero até a sua venda para a Yahoo. Como executivo, auxiliou na construção de produtos globais na Microsoft (MSN, Bing e Ad Center) e co-fundou o primeiro banco digital do Brasil, o Banco Original. Por fim, como investidor, possui 3 unicórnios em seu portfólio.

Banco Original

Totvs

Soma - Grupo de Moda

Squadra Ventures

Ritual - The 30 minute Gym

Fpass - Edtech de Lifelong Learning

Nerdmonster

Hack the Future

Uma vida dedicada à transformação digital

Guga Stocco vem dedicando toda a sua vida profissional a entender como a inovação e a tecnologia estão transformando a nossa sociedade e o que o futuro nos reserva

Com mais de 20 anos de carreira, Guga trabalhou na criação de negócios digitais e transformações de negócios com projetos bem-sucedidos em diversas áreas. Eis a seguir algumas delas:

  • Primeiro banco digital do Brasil | Banco Original
  • Venture Capital | Domo Invest
  • Mobile e e-commerce | Buscapé
  • Plataformas na internet | Microsoft
  • Marketing | TeRespondo
  • Infraestrutura e Internet | Verisign

Todos esses itens acima têm um ponto em comum: a aplicação da tecnologia em novos modelos de negócios. Ele se formou na área de negócios e foi autodidata na área de tecnologia por que rapidamente entendeu o papel que ela teria na transformação do mundo.

É por isso que a sua primeira pós-graduação, na já longínqua virada do milênio, foi em Tecnologias em Internet. Ali já estava claro que o tema era muito mais do que “coisa de nerd”, que ele iria permear a nossa vida e causar uma profunda transformação em todas as áreas do conhecimento.

Dali em diante continuou direcionando sua formação para entender mais sobre como fazer uma empresa ter sucesso. Estudou marketing em Berkeley, na University of California, e fez um MBA no Insper.

Além da educação formal

No entanto, mais do que a educação formal, Guga é um grande defensor do lifelong learning. Ele fala que apenas o ensino tradicional não dá mais conta de fornecer todo o conhecimento de que precisamos. O cenário que vivemos demanda uma postura ativa em relação à nossa carreira e à nossa vida profissional como um todo.

Com o mundo mudando tão rápido e de forma cada vez mais acelerada, o aprendizado nunca acaba. Quando você termina uma graduação ou uma pós, aquele conhecimento provavelmente já está obsoleto. Cabe a nós ir atrás do que existe de novo, se quisermos não apenas nos manter no mercado de trabalho, mas ir além disso, contribuindo ativamente para o processo de inovação.

É essa paixão pelo conhecimento que fez com que o Guga se tornasse embaixador no Brasil do Stanford Research Institute, uma organização independente que faz pesquisas para governos, agências e empresas, focando sempre em inovação.

Tecnologia e Transformação Digital

Ele acredita que o mundo empresarial passa necessariamente pela tecnologia e pela transformação digital. A aplicação da tecnologia traz benefícios para todos. Para as empresas, gera mais eficiência, produtividade, ganhos de escala e inovação. Para os clientes ou consumidores, barateia serviços, traz ganhos de qualidade e mais comodidade.

Os ganhos são para todos — mesmo! —, inclusive para os trabalhadores, que não precisam mais fazer tarefas operacionais e podem se dedicar à parte mais analítica e estratégica do negócio. Agora, para isso é preciso estar preparado. Lembra do lifelong learning falado acima? Conhecimento é chave para o sucesso!

Por isso, Guga Stocco se dedica fielmente a disseminar esse conhecimento para outras pessoas e empresas. Já deu mais de 120 palestras em todas as partes do mundo: Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca e Reino Unido

Ao mesmo tempo, continua atuando ativamente no mundo empresarial, tanto como investidor e como conselheiro de outras organizações. Stocco é membro atual dos conselhos de administração da Totvs, Banco Original (o primeiro banco digital do Brasil), Grupo Soma e atuou nos conselhos consultivos de empresas como B3, Carrefour, Hapvida e Cielo.

Guga também é co-fundador da Squadra Ventures, um fundo de venture capital de alta tecnologia. É fundador do movimento Hack the Future, que tem como objetivo transformar a sociedade através do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) criando projetos e empresas que transformem a sociedade.

Stocco possui um currículo multidisciplinar que envolve experiências na construção de produtos globais na Microsoft, como o MSN, Bing e Ad Center, bem como na aquisição e estruturação de empresas de Internet dentro do Buscapé e de uma organização de tecnologia do zero até a sua venda para o Yahoo. Além disso, Guga criou um fundo de venture capital (Domo Invest) com 3 unicórnios em seu portfólio.

Precisamos fazer com que todo esse ecossistema de startups no Brasil se desenvolva, gerando soluções inovadoras. Só assim vamos levar o país a um outro patamar.

Bom, aqui está um pouco da trajetória de Guga Stocco. Este faz um convite e uma provocação para você:

Palavras do Guga

“Seja curioso, vá atrás do conhecimento! Abrace a tecnologia, porque ela já é uma realidade e, se você dominá-la, ela será sua aliada. Por fim, não se esqueça daquilo que nos diferencia como seres humanos, que são os relacionamentos. Conheça pessoas do seu mercado, ouça o que elas têm a dizer, assimile o conhecimento delas e dissemine o seu. Você vai ver como sua vida vai ficar imensamente mais rica!”

E aproveite para acompanhar o podcast do Guga “2025, o mundo novo” e curtir com ele um exercício de pensar como vai ser o futuro.

Fale Conosco

Baixe imagens de divulgação pelo link abaixo:

Ver Arquivos